Sete dicas para manter a saúde do seu coração

Sete dicas para manter a saúde do seu coração

Gonzalo Peña, chefe do serviço de cardiologia do Hospital San Rafael

A cada ano, 17,5 milhões de pessoas morrem devido à doença cardiovascular (DCV), que inclui doenças cardíacas e cerebrovasculares . Eles são a primeira causa de morte em todo o mundo . De fato, 30% destes são mortes prematuras em pessoas de 30 a 69 anos. A Organização Mundial da Saúde estima que o número suba para 23 milhões no ano de 2030. Por essa razão, estratégias foram organizadas para reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares.

Hoje, 29 de setembro, é o Dia Mundial do Coração , convocado pela Federação Mundial do Coração. É uma data simbólica que nos dá uma boa oportunidade para reconsiderar e fazer pequenas mudanças de vida que podem significar melhorar e prolongar a vida do seu coração.

Cuide do seu coração, uma tarefa simples

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A American Heart Association recomenda sete etapas que podem ajudá-lo a alcançar uma boa saúde cardiovascular :

Controle sua pressão sanguínea Lembre-se de verificar sua pressão arterial periodicamente. A pressão alta faz seu coração trabalhar mais.
Assista seus níveis de colesterol . Ter excesso de colesterol no sangue pode levar a um aumento do risco de doença cardíaca ou derrame .
Meça seus níveis de açúcar no sangue . É importante que você saiba qual é o valor da glicose no sangue em jejum. Tenha em mente que ter altos níveis sanguíneos aumenta o risco de doença cardiovascular .
Ficar ativo É importante fazer atividade física regularmente. Portanto, realize pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos de exercício intenso por semana. Você pode fazer isso com pelo menos 30 minutos de atividade física moderada todos ou quase todos os dias da semana.
Coma melhor Recomenda-se um plano alimentar baseado na ingestão de vegetais, frutas e grãos integrais. É bom incluir produtos lácteos com baixo teor de gordura, aves, peixes, legumes, azeites e nozes. Além disso, você deve limitar o consumo de sódio, doces, bebidas adoçadas com açúcar e carnes vermelhas .
Parar de fumar Evitar o fumo do tabaco é uma das melhores coisas que você pode fazer para cuidar da sua saúde. Tanto o fumo quanto a exposição regular à fumaça que outras pessoas geram quando fumam (fumo passivo ou passivo) aumentam o risco de doença cardíaca e derrame.
Controle seu peso É importante que você alcance um peso saudável e o mantenha. Porque se você tem muita gordura em seu corpo, especialmente na área da cintura , corre mais riscos de ter problemas de saúde.

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