Exercício: 7 benefícios da atividade física regular

Exercício: 7 benefícios da atividade física regular

Você sabe que o exercício é bom para você, mas você sabe como é bom? De estimular seu humor a melhorar sua vida sexual, descubra como os exercícios podem melhorar sua vida.

Pela equipe da Mayo Clinic
Quer se sentir melhor, ter mais energia e até mesmo acrescentar anos à sua vida? Apenas exercite-se.

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Os benefícios de saúde do exercício regular e da atividade física são difíceis de ignorar. Todos se beneficiam do exercício, independentemente da idade, sexo ou habilidade física.

Precisa de mais convincente para se mexer? Confira essas sete maneiras pelas quais o exercício pode levar a um você mais feliz e saudável.

1. Exercício controla o peso
O exercício pode ajudar a prevenir o ganho de peso em excesso ou ajudar a manter a perda de peso. Quando você pratica atividade física, você queima calorias. Quanto mais intensa a atividade, mais calorias você queima.

Viagens regulares para a academia são ótimas, mas não se preocupe se você não puder encontrar um grande pedaço de tempo para se exercitar todos os dias. Qualquer quantidade de atividade é melhor que nenhuma. Para colher os benefícios do exercício, fique mais ativo durante o dia – suba as escadas em vez do elevador ou aprimore suas tarefas domésticas. Consistência é fundamental.

2. Exercício combate condições de saúde e doenças
Preocupado com doença cardíaca? Na esperança de prevenir a pressão alta? Não importa qual seu peso atual, ser ativo aumenta a lipoproteína de alta densidade (HDL), ou o colesterol ‘bom’, e diminui os triglicérides não saudáveis. Este one-two punch mantém seu sangue fluindo suavemente, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares.

O exercício regular ajuda a prevenir ou gerenciar uma ampla gama de problemas e preocupações de saúde, incluindo acidente vascular cerebral, síndrome metabólica, pressão alta, diabetes tipo 2, depressão, ansiedade, muitos tipos de câncer, artrite e quedas. Também pode ajudar a melhorar a função cognitiva e ajuda a diminuir o risco de morte por todas as causas.

3. Exercício melhora o humor
Precisa de um impulso emocional? Ou precisa descarregar um pouco de vapor depois de um dia estressante? Uma sessão de ginástica ou caminhada rápida pode ajudar. A atividade física estimula vários produtos químicos cerebrais que podem deixá-lo mais feliz, relaxado e menos ansioso.

Você também pode se sentir melhor sobre sua aparência e sobre si mesmo quando se exercita regularmente, o que pode aumentar sua confiança e melhorar sua autoestima.

4. Exercício aumenta a energia
Enrolado por compras de supermercado ou tarefas domésticas? A atividade física regular pode melhorar sua força muscular e aumentar sua resistência.

Exercício fornece oxigênio e nutrientes para os tecidos e ajuda o sistema cardiovascular a trabalhar com mais eficiência. E quando a saúde do seu coração e pulmão melhoram, você tem mais energia para lidar com as tarefas diárias.

5. Exercício promove melhor sono
Lutando para adiar? A atividade física regular pode ajudá-lo a adormecer mais rápido, dormir melhor e aprofundar seu sono. Apenas não se exercite muito perto da hora de dormir, ou você pode estar muito energizado para ir dormir.

6. Exercício coloca a faísca de volta em sua vida sexual
Você se sente muito cansado ou fora de forma para desfrutar da intimidade física? A atividade física regular pode melhorar os níveis de energia e a aparência física, o que pode impulsionar sua vida sexual.

Mas há ainda mais do que isso. A atividade física regular pode aumentar a excitação para as mulheres, e os homens que se exercitam regularmente têm menor probabilidade de ter problemas de disfunção erétil do que os homens que não se exercitam.

7. Exercício pode ser divertido … e social!
Exercício e atividade física podem ser agradáveis. Dá-lhe a oportunidade de relaxar, desfrutar do ar livre ou simplesmente se envolver em atividades que o fazem feliz. A atividade física também pode ajudá-lo a se conectar com a família ou amigos em um ambiente social divertido.

Então, faça uma aula de dança, vá para as trilhas ou participe de um time de futebol. Encontre uma atividade física que você goste e apenas faça. Entediado? Tente algo novo ou faça algo com amigos.

A linha inferior no exercício
Exercício e atividade física são uma ótima maneira de se sentir melhor, melhorar sua saúde e se divertir. Para a maioria dos adultos saudáveis, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos recomenda pelo menos 150 minutos por semana de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos por semana de atividade aeróbica vigorosa por semana, ou uma combinação de atividade moderada e vigorosa. Exemplos incluem correr, caminhar ou nadar. Faça exercícios de força para todos os principais grupos musculares pelo menos duas vezes por semana, levantando pesos livres, usando aparelhos de musculação ou fazendo exercícios com peso corporal.

Expanda suas atividades durante a semana. Se você quer perder peso, atingir metas específicas de condicionamento físico ou ter ainda mais benefícios, pode ser necessário aumentar o tempo de atividade física.

Lembre-se de verificar com seu médico antes de iniciar um novo programa de exercícios, especialmente se você não se exercitou por um longo tempo, tem problemas crônicos de saúde, como doenças cardíacas, diabetes ou artrite, ou você tem alguma preocupação.

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